quarta-feira, 11 de maio de 2011

VIPS: histórias reais de um mentiroso


Documentário nacional sobre a vida daquele que por acreditar no que não é fez o Brasil conhecer o que queria.
De cara apresenta uma crítica a sociedade das aparências, porém acho que esta personalidade merece uma análise mais aprofundada. É intrigante o final quando ele surpreende a produtora do documentário sendo pego por um crime 'besta', simples. Este retorno ao engodo é muito significativo. Da mesma forma como é notório a empatia que ele constroi, esta presente de forma mais significativa tanto no depoimento do ator Ricardo Macchi como na própria documentarista que transformou sua produção numa propaganda da inteligência do Marcelo.
Aberto para discussão:

Um comentário:

  1. A Mariana (autora do livro/documentário) não poderia entender que a qualidade do crime (besta ou não) não era o que fazia diferença para ele. Ela estava buscando uma relação de causa e efeito, e sabemos que essa relação não responde a lógica matemática, e sim a uma outra lógica...

    Se ele (como a mãe diz) já estava morto, não tinha do que ter medo. E a única forma que poderia encontrar de viver era sendo outras pessoas - essas sim vivas.

    Mas, podemos analisar mil coisas. Me interessei demais pela estrutura dele, a estrutura de quem mente patológicamente. Eles são são muito inteligente, disso sabemos. E você, o que achou?

    ResponderExcluir